Endomarketing é uma prática corporativa que adapta estratégias e elementos do marketing tradicional para o público interno de uma empresa.

Por lidar com o quadro de funcionários, as ações estipuladas afetam, direta ou indiretamente, os recursos humanos e a relação entre os colaboradores.

Essas ações de marketing institucional dirigidas ao público interno visam estimular o ambiente dentro da organização, motivando as pessoas, aprofundando o compromisso com a empresa e fortalecendo os laços internos. O objetivo final é conquistar bons resultados mercadológicos, econômicos, administrativos e humanos.

Com a comunicação interna é possível criar canais de comunicação, na qual a empresa fala e também escuta o colaborador. 

Alguns veículos comuns são os boletins informativos, mural, jornal interno e intranet.

Muito cuidado com a “onda digital” que pode  num primeiro momento empolgar pela fácil acessibilidade e assim cair perder o “ritual” do relacionamento entre todos os departamentos da empresa. Lembre-se sempre desse fato ao equilibrar as ações e ferramentas para a execução do marketing interno.

Também é possível criar pesquisas de satisfação e clima. Elas costumam ser realizada semestral ou anualmente e permite que os sócios avaliem o clima organizacional da empresa, pontuando falhas na comunicação ou potenciais problemas com seus funcionários.

Há também de se pensar em eventos e iniciativas de integração como happy hours e festas pontuais, como as de final de ano, são alguns dos casos mais comuns. No entanto, a empresa pode ir além e criar grupos que tenham a intenção de desenvolver algo ausente ou complementar aos objetivos corporativos. Exemplos: grupo de estudos, para promover o aprendizado coletivo e o trabalho colaborativo; grupos de corrida ou de exercício coletivo, para estimular o sentimento de ultrapassar obstáculos; grupos de auxílio a entidades carentes ou de reciclagem, para incentivar a colaboração e o pensamento sustentável e social. Esses são apenas alguns dos exemplos mais comuns que podem e devem ser personalizados de acordo com a organização, seus valores e perfil dos funcionários.

Palestras e eventos motivacionais podem ser pontuais, mas são importantes.  As palestras motivacionais funcionam como um “plus” na hora de motivar seus funcionários a crescer ou focar em um projeto.

Em resumo, ao comunicar corretamente os valores da sua empresa, motivar seus funcionários e estabelecer ações que estimulem o sentimento de pertencimento à organização, você estará fomentando fãs naturais da sua marca. 

E os funcionários são alguns dos melhores porta-vozes que uma empresa pode ter. 

Fica a dica.

Compartilhe em: